Pages

HIDRATAÇÃO PARA CABELOS DANIFICADOS

A hidratação é fundamental , quando temos alguma quimica em nosso cabelo ou mesmo , para tirar o ressecado . A hidratação é mais do que importante e deve ser feita periodicamente todos os dias .
Não se exute em fazer as hidratações em tempos longos , não funciona e seu cabelo sempre ira ficar ressecado , sem obter exito . 

Poluição, cloro, exposição ao sol e muita química podem deixar até o cabelo oleoso bastante ressecado. De acordo com o hair stylist Jomas Lázaro, do salão Fino Capelli, no Rio de Janeiro, o ressecamento pode acontecer porque o pH do cabelo se alterou, as cutículas capilares estão dilatadas e desprotegidas ou porque o cabelo perdeu seu revestimento natural de gordura, ficando seco e sem brilho - inclusive, fios com comprimento superior a 10cm recebem menos nutrientes do couro cabeludo.

É importante ressaltar que cabelos ressecados são diferentes dos fios secos. "O cabelo seco diz respeito ao tipo de couro cabeludo, que tem pouca produção de oleosidade pelas glândulas sebáceas, resultando em fios com aspecto menos brilhante em relação aos cabelos normais e oleosos", afirma a derm
atologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Ao passo que qualquer tipo de cabelo - oleoso, misto ou seco - pode ficar ressecado, devido às alterações já citadas, mas esse é um quadro que pode ser revertido tomando alguns cuidados. Siga as dicas dos especialistas e reverta o problema dos cabelos ressecados:

                                            Use o xampu adequado

BLOG MORENA FLOR 

O cabelo ressecado por conta de tratamentos químicos (tintura, luzes ou progressiva, por exemplo) tem o seu pH alterado, ficando mais alcalino que o normal. "Isso faz com que as escamas fiquem mais dilatadas e sofram com maior intensidade os efeitos do sol e dapoluição, fatores que deixam o fio ainda mais ressecado", a dermatologista Tatiana Gabbi, da Sociedade Brasileira de Dermatologia. A maior parte dos xampus tem o pH alcalino, o que piora este quadro. "O ideal para evitar esse tipo de dano é utilizar xampus que tenham substâncias que equilibram o pH, tal como o ácido glicólico, que torna o xampu mais ácido", declara. "No entanto, os xampus de pH neutro (e não ácido) são os indicados para cabelos tratados com química, seja permanente, alisamento, tinturas ou clareamento." 


Segundo os especialistas, esses produtos devem usados de forma preventiva, mas também ajudam a reverter o ressecamento. Dessa forma, fique atento aos rótulos dos xampus e olhe com atenção para os seus fios, principalmente após fazer química.


BLOG MORENA FLOR 

BLOG MORENA FLOR 

Lance mão dos séruns

Produtos para cabelo à base de silicone, como reparadores de pontas, contêm substâncias responsáveis pelo selamento de cutículas, ajudando o cabelo a se recuperar. "Esses produtos têm a capacidade de formar um filme protetor ao redor dos fios, que gruda as escamas que se soltaram devido ao dano da cutícula", conta a dermatologista Tatiana. Isso leva a uma aparência brilhosa e maior maleabilidade, evitando a quebra, além de reduzir o frizz ou eletricidade estática.

De acordo com os especialistas, mais importante que ter o sérum é saber como usá-lo. "O correto é aplicar após o banho, como um finalizador do processo, e nunca confundi-lo com um protetor térmico", alerta o hair stylist Jomas. Segundo o especialista, aplicar o sérum antes de fazer uma escova ou passar chapinha é um dos piores erros que você pode cometer com o cabelo. "Apesar do brilho que você nota após a prancha, a ação é a mesma que fritar os cabelos. Os fios vão começar a quebrar e perder totalmente o brilho", diz. O cabeleireiro Thiago explica que os séruns podem ser substituídos por óleos, como o óleo de argan e o de semente de linhaça, que vão oferecer os mesmos efeitos. Mas siga a ordem de aplicação: óleo e secador primeiro, até os fios ficarem completamente secos. Só depois, passe a chapinha. 
BLOG MORENA FLOR 

Faça máscaras de hidratação em casa

Para os cabelos ressecados é recomendada a aplicação de máscaras de hidratação cerca de duas vezes por semana, no lugar no condicionador. "Após sair do banho, retire a umidade do cabelo e aplique a máscara", afirma o hairstylist Jomas, alertando que passar o creme nos cabelos muito molhados só faz a máscara escorrer pelo cabelo, em vez de penetrar nos fios. "Caso você aplique a máscara em casa, a hidratação no salão é recomendada só uma vez por mês", afirma o cabeleireiro Thiago. Segundo a dermatologista Tatiana, procure produtos que tenham proteína animal hidrolisada, dimeticona, simeticona, glicerina, propilenoglicol ou óleos essenciais.

BLOG MORENA FLOR 

Invista nas ampolas de hidratação

Rápidas e práticas, as ampolas de hidratação tem ação imediata, diferente das máscaras, que precisam agir no cabelo durante alguns minutos. "O fio de cabelo é composto por uma camada externa, chamada cutícula, uma porção intermediária chamada córtex e outra interna, a medula. As ampolas de tratamento penetram entre essas partes, regenerando a forma dos fios e melhorando a resistência deles", afirma o médico tricologista Luciano Giovanni Barsanti, presidente da Sociedade Brasileira de Tricologia.

Ampolas de tratamento e condicionadores têm uma função em comum: selar as cutículas do cabelo. "Se você usar o condicionador antes das ampolas de tratamento, ele selará as cutículas do cabelo, impedindo a ação delas", afirma Luciano. Quando usar ampolas, abra mão do condicionador, e vice-versa.

Além disso, as ampolas não devem ser misturadas a xampus, condicionadores e cremes de hidratação. "Isso pode alterar a fórmula dos dois produtos, anulando os benefícios", afirma Luciano Barsanti. "Um xampu em que for adicionado o conteúdo de uma ampola, por exemplo, pode perder o seu poder adstringente de limpeza."

BLOG MORENA FLOR 



  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS
Read Comments

0 COMENTÁRIOS:

Postar um comentário

DEIXE SEU COMENTÁRIO